domingo, 6 de setembro de 2009

O primeiro show do Beirut no Brasil: Salvador, 4 de setembro de 2009!

Depois de sete horas de viagem de ônibus, mais uma hora rodando por bairros e mais bairros de Salvador em um micro-ônibus, cheguei ao meu hostel, no Pelourinho, e de lá saí voando pro TCA, já contando os minutos para a apresentação - para mim - mais esperada da noite.

Apresentação do Beirut no Teatro Castro Alves, Salvador
O PercPan é o tipo de festival musical cosmopolita, de trato fino para apreciação, mas o que eu estava esperando veio após a apresentação japonesa, que quase me fez dormir (não pela apresentação em si, mas porque aquela música me embalava como vento num carro em movimento).
Quando o palco ficou vazio novamente e luzes azuis se acenderam, fiquei em alerta, preparei a câmera e eles entraram, pouco mais das dez da noite. Eram seis (Kristin Ferebee, a violinista, Tracy Pratt, sopro, e Jon Natchez, não estavam), e abriram o show com chave de ouro, tocando "Nantes".

Como estávamos no Teatro Castro Alves, até então estávamos todos sentados, quando Zach, visivelmente ‘chapado’ convidou as pessoas a ficarem de pé. Se antes o público estava meio que ‘segregado’ pelo status da compra de seu ingresso (os primeiros clientes compraram os primeiros/melhores lugares), esse convite fez cair ao chão essa separação. 90% do público saiu do seu lugar e foi para os pés do palco, berrar, ver, cantar junto a um Zach que interagia com o mesmo sem grandes dificuldades no português.





Em seguida, "The Shrew", "Postcards From Italy" e "Elephant Gun" continuaram a fazer o público vibrar, especialmente com esta última (mesmo cantada numa ‘versão bêbada’ [créditos da expressão pra Eduardo], que – como todos sabemos – foi tema da minissérie Capitu, exibida pela Globo em dezembro último – e conquistou para a banda milhares de fãs brasileiros, entre adolescentes e jovens.

Na sequência, "La Javanaise", um cover da cantora francesa Madeleyne Peyroux (“Agora eu vou cantar ‘en français’”), "Shiki Shiki Baba", cover da Orquestra Kochani, a fofa "Mimizan", e a clássica "Gulag Orkestar", entre outras. Entre uma e outra canção Zach falava em português, brincava com a plateia e interagia daquele jeito típico de alguns bêbados, mas de bêbados carismáticos, fato que dava o tom de irreverência à coisa toda.




A setlist, a propósito, não foi perfeita (faltou "Sunday Smile", nem "Forks & Knives", por exemplo). Houve algumas músicas do Zapotec, e admito que não é meu disco favorito, mas ele tem algumas canções com bom potencial, como "La Llorona", "The Concubine" e "My Night with the Prostitute from Marseille", que ficaram de fora da apresentação de sexta.

O momento constrangedor da noite foi quando Zach convidou a plateia para ir até o palco: a multidão simplesmente irrompeu como um dilúvio humano, e vimos, da fileira Z7, os músicos sumirem em meio a uma turba em polvorosa, enquanto os seguranças tentavam fazer voltar a ordem. A bagunça acabou logo, mas logo deram por falta de um microfone (que, reza a lenda, custaria cerca de US$700), e depois, de um dos instrumentos.



Momento da 'invasão' do palco

Momento mais tranquilo quando o Kelly Pratt (teclado/backing vocal/sopro, membro também da banda canadense Arcade Fire e da Team B, seu projeto paralelo) puxou o "parabéns pra você" pro carinha da tuba (na verdade é um instrumento da família da tuba), que estava fazendo aniversário sexta (22 aninhos). A galera até cantou junto: "happy birthday to you..."
Aliás, o Kelly Pratt brilhou diferente naquela apresentação. Era ele quem segurava o vocal umas vezes em que Zach simplesmente parava (não se sabe exatamente se porque esquecia a letra, ou por algum outro motivo); era ele quem puxava palmas, foi ele quem voltou para amparar Zach no final, quando este, já sozinho no palco, não conseguiu dar continuidade a "The Flying Cup Club" (Zach tentou ainda umas duas ou três vezes, mas não conseguiu): “Eu não posso cantar... Obrigado.”




Tirando os inconvenientes da invasão do palco e do roubo do microfone, e o fato do lead estar claramente bêbado/chapado/"doente” (whatever), o show teve seus pontos altos. O repertório foi simples, mas apropriado para um show breve, embora eu tenha cá minhas dúvidas de que se Zach não estivesse trêbado, certamente o show seria mais longo... Logo, é, nada de "Leãozinho" e nem "Brazil". Por outro lado, a musicalidade da banda, ao vivo, é, em alguns momentos (como em "Cozak" e "Shiki Shiki") ainda mais pungente que as versões de estúdio. Os backing vocals de Pratt, ao vivo, somados à base de Zach, formam um conjunto vocal que impressiona: são vozes raras, incomuns. Parece que nasceram para cantar aquilo.

Não foi uma das melhores performances do Beirut. Mas, no final das contas, só a emoção de estar vendo uma das minhas bandas ‘modernas’ favoritas tocar ao vivo, compensou todos os pormenores negativos. Tanto deles quanto meus: o cansaço, os desencontros, os inconvenientes, o desgaste. Mas os encontros, a adrenalina, a aventura, as risadas e as boas companhias, com certeza deram o tom colorido dessa viagem.

Definitivamente, valeu a pena ter ido ver o Beirut em Salvador.

5 comentários:

  1. Salve o poder de minha amiga Tatiiiiii em descrever este momento mágico! Deu para imaginar a loucura, loucura deste instante!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Tati, pude ter uma idéia clara do que foi o show agora, depois de ter lido teu texto.Fico feliz pelo fato de tu ter conseguido aproveitar o show e de não ter sido frustrante pra ti, até então eu estava com a impressão de que tinha sido algo um tanto catastrófico com a tal invasão do palco, roubo e Zach terminando o show de um jeito um pouco desastrado, que bom que houve momentos tão legais que compensaram isso :]

    ResponderExcluir
  3. De jeitno nenhum foi frustrante! Não que eu me contente com 'pouco', mas depois de tanto sacrifício eu seria muito tola em não dar valor ao que eu vi. E apesar desses pesares, não teve preço poder ver o Zach cantando ao vivo, o Kelly fazendo aqueles backings lindos, o óculos-buddy-holly do Paul Collins, enfim. Foi mágico. Faria tudo de novo mil vezes! :DDD

    ResponderExcluir
  4. (Mil vezes, só que melhor articulado...)

    ResponderExcluir